Estética Bucal e Restauradora

estetica-bucal

Existem procedimentos odontológicos que podem proporcionar uma grande transformação estética e funcional, como clareamento dental, restauração e reabilitação dentária.

Pesquisas apontam, quem o sorriso é o fator estético que chama mais a atenção das pessoas à primeira vista.

Profilaxia (“limpeza’’): O acúmulo de resíduos existentes na alimentação diária, geram aumento de bactérias, manchas dentais, tártaro, mau hálito, cárie, inflamação gengival, sangramento e outros.

Realizar a “limpeza’’ em um consultório frequentemente é uma excelente forma de fortalecer a saúde bucal, pois inibe que doenças locais se instalem

Com o passar do tempo, é natural que a tonalidade dos dentes vá se tornando cada vez mais escura.  O frequente contato com alimentos e bebidas com muita pigmentação, também contribuem muito para isso.

O clareamento dental, revigora com muita qualidade a estética do sorriso, proporcionando uma tonalidade mais clara aos dentes, gerando sensação de leveza e agradabilidade.

Dúvidas frequentes à respeito do clareamento: 

Gera sensibilidade aos dentes?

Pode surgir sensibilidade dentária, principalmente com estímulos térmicos, quente e frio, porém é temporária, enquanto estiver clareando. Ainda assim, podem ser utilizados produtos e cremes dentais, que reduzem esses efeitos colaterais.

O Clareamento pode ser utilizado em qualquer idade?
Sim, mas para o clareamento de boca toda, recomendamos a partir dos 16 anos, quando a formação das raízes já está completa.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?

Sim. Como outros produtos, medicamentos médicos e odontológicos, quando usados corretamente conforme orientação, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

O dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada. 

O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Para preservar a qualidade dos resultados do clareamento, é indicado evitar a ingestão de alguns alimentos e bebidas, que possuem forte pigmentação, como por exemplo, chocolate, café, chá, vinho, refrigerantes, cerejas, amoras, molhos e etc.

 

O tabagismo, além de fazer mal para a saúde geral, também causa intenso escurecimento dos dentes.

Existem algumas alterações de forma e tamanho dos dentes, que podem ser de causa genética, presentes em sua formação, ou ambientais como por exemplo, desgastes provocados pelo hábito de ranger os dentes, ou alimentação muito ácida.

A reconstrução de imperfeições da anatomia dentária, gera uma nítida melhora estética, pois deixa o sorriso mais harmônico e equilibrado.

As principais técnicas para realiza-la, são através de resina restauradora, lentes de contato dental e facetas de porcelana.

Com o passar dos anos, restaurações dentárias, podem apresentar infiltrações e manchamentos, tornando-as evidentes e comprometendo de forma negativa a aparência bucal, além de que muitas técnicas restauradoras utilizadas anos atrás, se tornaram obsoletas.

Por conta disso, muitas vezes é indicado realizar a troca de restaurações antigas ou comprometidas, restituindo o aspecto de naturalidade dos dentes.

As principais técnicas para realizar a troca de restaurações, são através de resina restauradora, lentes de contato dental e facetas de porcelana.

A resina é um material restaurador muito utilizado na odontologia, proporciona reconstituições dentárias que foram sendo degradadas por muitos motivos, como lesão de cárie, desgastes, fraturas ou alteração em sua formação.

Existe uma gama muito grande de modelos e tonalidades de resina, permitindo assim, excelente ganho estético ao dente, transmitindo naturalidade, sem demonstrar que o mesmo foi restaurado.

As lentes de contato dentais são finas lâminas de porcelana (aproximadamente 0,3mm de espessura), fixadas na frente dos dentes, que permitem modificar totalmente a cor, formato, tamanho e posições.

As correções são personalizadas, podendo envolver poucos dentes ou a boca toda, sempre buscando naturalidade e leveza.

As lentes de contato dentais estão na moda, diversas celebridades fazem uso deste tratamento, atingindo um sorriso perfeito.

Esta técnica é muito semelhante com as lentes de contato, porém, esta necessita de maiores desgastes dentais como preparo prévio para sua confecção. Geralmente indicada onde há grandes comprometimentos e/ou alterações dentárias.

Vídeo